Responsabilidade Sócio-Ambiental



AQUECIMENTO GLOBAL


Hoje, vivemos num mundo de alta tecnologia. A vida moderna nos proporciona a cada dia facilidades e ganhos antes nunca imaginados. Porém, este progresso desenfreado nos últimos tempos, tem aberto uma discussão sobre a sua real validade e seu alto custo para o Planeta.

As informações são precisas, temos uma situação de emergência e que necessita do comprometimento de todos para a minimização dos sérios problemas ambientais. Não há como negar, a Terra pede socorro e a cada dia isto se confirma.

O aquecimento global é um dos principais reflexos deste desenvolvimento. O aquecimento tem como causa principal o aumento de poluentes, isto é, gases derivados da queima de combustíveis fósseis na atmosfera. Porém, o intenso desmatamento e as queimadas de nossas florestas têm colaborado para intensificar o processo, preocupando vários estudiosos e líderes de todas as nações.

As evidências são incontestáveis. Vemos hoje a Europa com temperaturas elevadíssimas. No Brasil, em março de 2004, todos foram surpreendidos por um fato raríssimo, um ciclone atingiu a nossa costa, no sul de Santa Catarina, trazendo a todos perplexidade por uma situação nunca antes vista. Além destes fatos, não podemos deixar de mencionar o aumento constante do nível dos oceanos, o crescimento e surgimento de novos desertos e o aumento do número de furacões.

A questão é que todos nós, quando nos deparamos com o gigantismo deste quadro, acreditamos que a resposta para a solução não cabe a nós, mas sim apenas aos grandes chefes de estado. Com certeza, sem o comprometimento sério dos governos e políticas voltadas às questões sócio-ambientais, a situação só irá piorar. Entretanto se isentar da culpa e não perceber que todos nós fazemos parte desta grande crise ambiental, é um grave equívoco.

Na realidade o que cada um tem que perceber é que podemos fazer a diferença. É na somatória das pequenas atitudes que podemos mudar esta situação.

Não menospreze sua pequena economia de água, sua coleta seletiva e as vezes que deixou seu carro estacionado e foi realizar suas atividades a pé. A princípio pode parecer pouco, mas é com o seu, o meu e a nossa colaboração que iremos dar início a um real processo de mudança. Deixe as críticas de lado. Se você acredita num sonho, passe para um amigo, conte para os seus filhos.

O momento é de rever valores e de possibilitar que uma rede se inicie e que seja composta por pessoas empenhadas em fazer o bem. Uma rede daqueles que sonham com um futuro e que apesar de tempos tão difíceis, acreditam que o amanhã será melhor.

Reflita, faça parte desta rede e tente intervir, mesmo que seja aos poucos. Em pequenos passos, como ao subir uma escada, de degrau em degrau. Desta forma poderemos restituir um pouco à natureza o que durante muito tempo só soubemos lhe tirar.




Naicir Rebelatto
Arquiteta e Educadora Ambiental




Veja Também:

Inclusão Social
Produtos Orgânicos