Recém-Mamães

Atividades Físicas Pós-Parto

A primeira atitude correta para mamãe que quer voltar ao seu peso ideal após o parto é amamentar seu bebê; os gastos energéticos e metabólicos que a amamentação exige ajudam na recuperação da boa forma da mamãe.

Recomendo também Hidroginástica, já que é uma atividade física relaxante e animada ao mesmo tempo por conta da música.Os movimentos são fáceis, porém exigem força dos braços e pernas (o que é ótimo para mamãe que se enquadra numa nova rotina e precisa de força para segurar a todo momento seu bebê).Sempre a aula acaba com um alongamento final dentro d´agua que é muito bom e prazeroso.

Vantagens:
- emagrece
- trabalha os músculos sem risco de lesões
- é relaxante, exercita muito e cansa pouco

Desvantagens:
- o cloro resseca a pele
- o cloro resseca o cabelo

Para dar adeus à barriguinha nada melhor do que um programa de abdominais (sempre respeitando seu limite fisiológico)

Realizar cada exercício por três minutos.


1 Básico - Deitada de costas, com as pernas flexionadas e afastadas,cruze as mãos à nuca, apoiando a cabeça. Eleve o tronco em 45 graus mais ou menos, sem tirar a lombar do chão e, na volta, a cabeça não deve tocar o chão.

1 Avançado – Repita o exercício acima, só que com os braços estendidos atrás da cabeça e as mãos entrelaçadas.

2 Básico – Deitada de costas, com as pernas flexionadas sobre o tronco, e os calcanhares perto do quadril. Apóie a cabeça nas mãos, mantendo-a fora do chão, mas imóvel. Com a força abdominal, procure aproximar as coxas da barriga, tirando o quadril do chão.

2 Avançado – na mesma posição do exercício anterior, só que com as pernas estendidas, empurre-as para cima, levantando um pouco o quadril do chão.

3 Básico – Deitada de costas,com as pernas flexionadas e o calcanhar direito apoiado no joelho esquerdo. A mão esquerda apóia a cabeça e a outra fica estendida ao lado do corpo apoiado no chão. Aproximar o cotovelo do joelho, usando apenas os músculos da barriga. Depois inverta a posição e faça mais três minutos.

3 Avançado – Repetir o exercício anterior ,mas com a perna estendida para cima, em vez de apoiada na outra.


Minha última dica é realizar aulas de alongamentos com fit-ball; além de ser super relaxante, seus movimentos são fáceis e ajudarão a mamãe a se recompor para o corre–corre do dia-a-dia.



Lia L.Thaumaturgo
Profa. Educação Física / Ginasta
Contato: lia.ginastica@mae24horas.com.br