Gestantes

Caminhada


Um programa de atividade física que pode oferecer o bem–estar, o prazer do movimento, o gosto pelo lúdico e o encontro com amigos. A essência predominante dessa atividade é a forma voluntária e prazerosa com que o ser humano se entrega na ocupação de seu tempo livre para satisfazer suas necessidades individuais e coletivas. A caminhada é uma atividade física que conta com um número maior de adeptos. É considerada um exercício completo e ainda mais que isso, uma excelente aliada para um bom funcionamento do coração. Você fortalece as pernas, aumenta o fôlego, emagrece e ainda pode combater o stress. Caminhar é uma forma criativa de ocupar as ruas, praças, e parques, através de uma atividade natural e saudável. É uma atividade que pode ser praticada por todas as idades; também é possível caminhar em qualquer hora, tomando-se as devidas precauções. Caminhar além de contribuir para uma melhor qualidade de vida, apresenta baixa possibilidade de lesão em relação a outras modalidades de exercícios.

Evite a ansiedade e o esforço acima de seus limites. A caminhada, antes de mais nada, deve ser uma atividade agradável. Caso você apresente sintomas como tontura, falta de ar excessiva, taquicardia súbita ou ainda dores fortes, mesmo que localizadas, interrompa o exercício, mantenha a calma e assim que possível procure orientação médica adequada.

Postura:

Quando, antes de andar, fazemos alongamentos leves e exercícios respiratórios, devemos sentir que o nosso corpo fique relaxado e cheio de energia. A partir desse estado relaxado do corpo, nosso andar se desenvolve facilmente, com os braços balançando naturalmente e o olhar dirigido à linha do horizonte. Para ajudar no relaxamento corporal enquanto andamos, devemos utilizar a respiração abdominal. Procure observar como seus braços balançam em sentido oposto aos dos pés. Enquanto você for soltando o seu corpo, concentre para balançar ativamente seus braços. Observe que, quando a velocidade dos seus braços aumentam, o mesmo ocorre com as pernas.

Respiração:

A freqüência e intensidade podem ser alteradas pelo ritmo da caminhada, aumentando quando se acelera, a fim de suprir a demanda de oxigênio em ação simultaneamente a eliminar o diodo de carbono resultante.


O importante é Relaxar:

- Escolha um lugar calmo, cheio de árvores para andar.
- Durante sua caminhada desligue a mente dos problemas diários (desligue o celular se possível também...).
- Aproveite para observar a paisagem, tudo ao seu redor e as sensações do seu corpo.
- Faça todos os exercícios lentamente, concentrando-se em cada movimento.

Ritmo:

Siga o ritmo e os limites do seu próprio corpo. O gráfico abaixo, baseado no controle dos batimentos cardíacos, é uma maneira para dosar o ritmo e a intensidade de sua caminhada.
Uma maneira correta e prática é tomar os batimentos cardíacos no pulso com os dedos indicador e médio.Conte a partir do zero o número de batimentos cardíacos em 15 segundos e multiplique por 4, para saber o total por minuto. Para evoluir no programa de caminhada é mais seguro aumentar o tempo do exercício, mantendo sempre a pulsação na faixa indicado pelo gráfico abaixo.



Relaxe e fique de olho na postura...
Boa Caminhada!!!


Lia L.Thaumaturgo
Profa. Educação Física / Ginasta
Contato : lia.ginastica@mae24horas.com.br