Gestantes

COMO EVITAR AS TEMIDAS ESTRIAS


Nossa pele é formada por uma camada externa, a epiderme, e uma camada mais interna, a derme, que se apóiam na hipoderme (ou tela subcutânea).

A derme é responsável pela firmeza e elasticidade da pele, pois é rica em tecido conjuntivo, possuindo fibras colágenas, elásticas e reticulares.
É também a camada mais vascularizada da pele.

As fibras elásticas agrupam-se em feixes, e estes se incumbem de fornecer à pele flexibilidade e elasticidade, pois adotam um movimento de vai-e-vem, promovendo o deslizamento das fibras umas sobre as outras, favorecendo a distensão da pele, sua elasticidade e flexibilidade.

Na gravidez a região abdominal sofre transformações para abrigar o novo ser que ali se desenvolve: a musculatura e a pele se distendem aumentando o volume do ventre, fazendo aparecer uma linda barriguinha, ou melhor dizendo, um lindo barrigão.

Essas distensões da pele, se de forma brusca, podem levar à ruptura das fibras elásticas promovendo o aparecimento de estrias. Estas podem apresentar-se róseas ou avermelhadas no início, tornando-se esbranquiçadas em nível mais avançado. Preveni-las torna-se fundamental.

Como? Tornando a distensão da pele algo suave e natural, evitando assim a ruptura das fibras.

Para tanto, a utilização de cremes hidratantes e emolientes, bem como os específicos para prevenção de estrias, torna-se fundamental. A escolha de um produto de marca conceituada é o primeiro passo para obtenção de resultados esperados.

Na impossibilidade de adquirir-se um produto cosmético específico para prevenção de estrias, você poderá optar pelo uso de óleo de amêndoas doces, massageado-o na barriga e até mesmo nos seios, duas vezes ao dia. Ele atuará como um bom preventivo, evitando a formação de estrias. Este óleo, por ser de origem vegetal, tem boa penetração cutânea, e sua composição fornece uma adequada hidratação no local de aplicação, evitando que as distensões se façam de forma brusca, rompendo as fibras elásticas, o que causaria o aparecimento de estrias. Por ser natural não causa irritação local, nem fará mal ao bebê, podendo ser utilizado sem restrições.

Falo por experiência própria, uma vez que na gravidez minha pele apresentava sensibilidade a todo produto aplicado, por melhor que fosse a marca; tive que me contentar com o óleo de amêndoas doces e graças a Deus não adquiri nenhuma estria.

Nenhum creme ou produto aplicado no local poderá causar desconforto ou irritação durante ou após a aplicação.

Escolhido o produto, aproveite para massageá-lo na barriga, em toda extensão abdominal, com movimentos circulares extremamente suaves, com carinho, conversando com o bebê, ou cantando para ele. Faça desse momento um tempo de cumplicidade só entre vocês.

E quanto aos resultados...uma pele macia, saudável e sem as temidas estrias.
Certamente receberá elogios...


Sara Gonçalves
Farmacêutica Industrial
Profa. de Cosmetologia
Membro da Associação Brasileira de Cosmetologia
Contato: sara.cosmeticos@mae24horas.com.br