Gestantes

MANCHAS FACIAIS

Durante a gravidez algumas mulheres podem ser acometidas de manchas escuras no rosto, que se tornam um tanto quanto desagradáveis, podendo causar desconforto (emocional) em algumas delas.

Essas alterações pigmentares podem ocorrer em 75 a 90% das grávidas, de forma e localizações variáveis, provavelmente devido à elevação de alguns hormônios.
O cloasma gravídico, um tipo de melasma (mancha escura) característico da gestação, surge em mulheres com predisposição genética. A causa é o aumento das taxas de hormônios e a exposição à radiação solar. O cloasma apresenta-se em manchas grandes, de forma variável e de tonalidade escura, castanha. As maçãs do rosto, o buço (acima dos lábios), nariz e a região abaixo dos olhos são as mais atingidas.

Para evitar esse tipo de mancha, deve-se ficar longe do sol durante a gestação. O uso de um bloqueador solar de boa marca (indicado pelo obstetra ou por um dermatologista), chapéu, boné, lenço ou viseira torna-se indispensável.

As sardas, presentes em algumas mulheres de pele clara e sensível, podem tornar-se mais escuras na gravidez, portanto evite o sol. Caso seja inevitável a exposição solar, utilize chapéu e viseira e claro, um fotoprotetor com um alto FPS (fator de proteção solar) é recomendado.

O tratamento destas manchas durante a gestação NÃO é recomendável, devido à presença, em alguns cremes, de substâncias clareadoras, não apropriadas para uso nessa fase, como a hidroquinona. Também não é recomendável a realização de peelings químicos.

Uma boa opção pode ser a utilização de produtos cosméticos esfoliantes suaves (uma ou duas vezes por semana), na forma de géis, sabonetes líquidos, sabonetes cremosos (com pó de semente de apricot, microesferas de polietileno, microesferas de jojoba, por exemplo), que irão auxiliar na remoção de células mortas presentes na camada córnea da pele (a mais externa, superficial), que estão pigmentadas. Isso auxiliará na redução da intensidade das manchas, promovendo um certo clareamento local.

A maquiagem é uma outra opção de tratamento, para disfarçar essas manchas. Os produtos corretivos podem escondê-las, deixando a pele homogênea. Uma base cremosa deve ser aplicada primeiro, em todo o rosto (não apenas nas manchas, claro!). Em seguida, deve-se aplicar um corretivo cremoso, um tom mais claro do que a base, em cima de cada mancha, espalhando-o bem. Por último, use por cima um pó facial em todo o rosto, no mesmo tom da sua pele, para uniformizar a cor. Lembre-se que os produtos de maquiagem devem ser sempre de boa qualidade, de marca conceituada. Fuja dos muito baratos, pois podem conter pigmentos e corantes não aprovados pelo Ministério da Saúde para utilização em Cosméticos.

Por fim, já maquiada, ponha uma linda roupa e saia para passear, curtindo o que Deus lhe deu de melhor e de presente nessa fase: a gravidez, fase mais marcante da vida de uma mulher.

Sara Gonçalves
Farmacêutica Industrial
Profa. de Cosmetologia
Membro da Associação Brasileira de Cosmetologia
Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos FATEC Oswaldo Cruz
Contato: sara.cosmeticos@mae24horas.com.br