Gestantes

LINHA NIGRA

Um distúrbio de pigmentação muito freqüente na gravidez é a linha nigra.

Trata-se de uma linha vertical escura que aparecerá no abdômen, desde a região pubiana até quase o estômago, durante a gravidez. Ela assusta um pouco, principalmente para quem sempre teve uma pele sem manchas e de uma hora para outra se depara com essa linha estranha, bem no meio de sua linda barriga.

Ela nada mais é do que uma deposição de melanina local e quanto mais escura for a pele da gestante, mais acentuada será essa linha. Mas não se desespere: ela desaparecerá naturalmente e gradualmente após o nascimento do bebê e sua pele voltará ao normal.

É conveniente evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, ou fazê-lo com a utilização de um fotoprotetor ou bloqueador solar, com um alto FPS (fator de proteção solar), para evitar que a linha nigra escureça muito, o que dificultaria seu rápido clareamento e conseqüente desaparecimento após o parto.

Não há necessidade e não é recomendado nenhum tratamento da linha nigra durante a gestação até a lactação, com nenhum tipo de creme clareador ou substâncias que promovam seu clareamento.

Após a gravidez, ocorrerá regressão parcial ou completa da hiperpigmentação, não devendo ser tratada com despigmentantes durante esse período delicado da gravidez e lactação. Deve-se esperar o desmame para se instituir qualquer tratamento, caso ela custe a desaparecer.
Seu médico lhe orientará e indicará o procedimento correto a ser adotado nessa hora, caso haja necessidade de medidas especiais de tratamento, porém vale lembrar que casos de persistência de linha nigra são exceção, não se preocupe.



Sara Gonçalves
Farmacêutica Industrial
Profa. de Cosmetologia
Membro da Associação Brasileira de Cosmetologia
Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos FATEC Oswaldo Cruz
Contato: sara.cosmeticos@mae24horas.com.br