Bebezões

FESTA NO PRATO



A hora das refeições para os bebezões, deve ser uma festa.

Tudo deverá ser motivo de alegria, proporcionando mais prazer ao se alimentar.

Bebezões a partir de um ano, devem ser estimulados a pegar os alimentos com as mãos (para sentir texturas, formas) e a tentar, da melhor maneira possível, lidar com a colher.

Sua coordenação motora deverá ser continuamente estimulada, portanto, não se desespere com a sujeira ao redor do prato e no chão: é um processo natural de tentativa e erro. Sem ele, não há acerto.

Inicie colocando seu bebezão em um cadeirão confortável porém...sem muitos atrativos! Tudo será motivo de dispersão para ele, sendo que a única coisa a atraí-lo deverá ser o prato de comida. A começar pelo prato em si. Escolha os de material plástico, que ao caírem no chão não trarão maiores conseqüências. Procure inicialmente os sem desenhos, para que nada chame mais atenção do que o alimento.

Procure compor refeições coloridas, que chamem a atenção do bebê; evite colocar dois ou mais itens da mesma cor na mesma refeição, tente diversificar.

Tente sempre bolar formas diferentes para os alimentos. A porção de arroz branco poderá ter o formato de um rosto, com ervilhas formando os olhos e nariz; uma fatia fina de tomate poderá ser a boca. Batatas fritas poderão ser os cabelos e a carne moída, um babador.

A refeição ficará com “cara” divertida, chamando a atenção do bebê.

Use a imaginação, crie, para isso basta começar. Você se surpreenderá com os lindos pratos que poderá criar.